Pensamentos

O Amor…Processo de Continuidade

1453469_815090271874976_280533487127564283_n

O amor, processo de continuidade.

Cada vez que temos a possibilidade de ser impactado pelo amor verdadeiro, ele se torna experiência concreta em nossas vidas. É impossível percorrer as distâncias, se não estivermos sinalizados para o destino a que queremos chegar. O amor nos toca de formas diferentes. Amélia Prado, a quem tanto admiro diz que “o amor é tão pequeno, que se a gente não presta atenção, pisa nele e mata aos poucos…” Pelo olhar de Amélia Prado, o amor é tão miudinho, que precisamos abrir bem os olhos para enxergá-lo. O amor tem o poder de chegar, inaugurar e transformar até o que parecia morto em vida. Há um imperativo ético no amor que nos coloca na responsabilidade de começar a olhar a vida de uma forma diferente, amar pode ser teórico demais, no entanto, amar significa não ser mais uma das regras que aprendemos e que não acaba, que não acontece dentro de nós. O amor precisa acontecer como um processo de continuidade, no cuidado diário, no carinho acolhedor, no abraço que encanta, no conto de projetos mirabolantes e de sonhos que servem para ser sonhado juntos, no nascer de um sorriso e no cair de uma lágrima. Como é possível experimentar esse amor? Como é possível descobrir nas miudezas dos dias o convite da vida para abrir os olhos e perceber a realidade de amar sem medidas?
Para iniciar a busca por essas respostas e viver a experiência de tratar seus afetos e emoções, é importante descobrir antes de qualquer coisa o que significa amar. Muitas vezes o que precisa ser endireitado em nossas vidas é o que entendemos a respeito do amor.
O amor tem a capacidade de nos costurar, colocar os olhares na mesma direção. Quantas vezes pelo amor que sentimos, olhamos para o objetivo do outro e fazemos dele nosso objetivo também? Quantas vezes aprendemos a experimentar o lado bom daquilo que não sabíamos fazer sozinhos?
Cada vez eu me convenço mais que quando alguém entra em nossas vidas, este alguém precisa fazer diferença, precisa dar colorido, precisa encontrar um jardim bonito chamado coração e plantar uma linda flor, da qual cuidará diariamente.
Amar significa você se revestir da responsabilidade de fazer o amor ser concreto no mundo por meio do seu gesto, da sua bravura, da sua força. No momento em que você permitir que esse amor aconteça através de você, o amor dos seus sonhos vai encontrar seu real lugar na realidade. O amor acontece na estância humana, na realidade que olha, que vê, que convida, que janta, que fala, que convida para estar junto, que dorme, é neste momento que damos testemunho daquilo que nos atingiu um dia.
Se eu não sou capaz de respeitar a sacralidade que há em você, significa que eu não entendi nada do imperativo que esta palavra me traz. E aí, vamos vivendo nos machucando, criando feridas, vamos vivendo cada vez mais para fragilizar ao invés de viver para construir.
O verdadeiro amor é aquele que se respeita como território santo o tempo todo, caso contrário não existe amor nenhum. O verdadeiro amor passa pela experiência do cuidado, o amor passa o tempo todo com o cuidado que eu tenho detalhadamente por quem eu amo. O amor pede para passar pelo processo diário de purificação do que temos em nossas vidas.

Por Priscila Recco

Andressa D. Oliveira

Andressa D. Oliveira

Estudante de direito, tem o dom de musicar sua vida!
Salvador- BA