Pensamentos

Comprar felicidade

Quando se fala em comprar felicidade, normalmente uma porção de gente aparece com frases feitas tentando mostrar que felicidade não se compra. Claro que a felicidade plena não se compra.

A felicidade é um estado relativo da alma que pode mudar a todo momento. Mas pequenos prazeres e alegrias podem ser comprados, sem muita dificuldades, mesmo para quem não tem muito dinheiro. São as pequenas coisas que fazem total diferença, nos enchem de alegria e nos proporciona sensação de bem-estar e satisfação pessoal.

1- Pague suas dívidas: Deixar contas pendentes e ficar devendo é uma das maiores causas da infelicidade, mau humor, estresse, brigas familiares e fraternais.

Procure pagar suas contas e honrar com os compromissos, mesmo que para isso seja preciso sacrificar pequenos supérfluos, por mais prazerosos que sejam. Assim que entrar algum dinheiro honre suas dívidas e se possível guarde algum extra para emergências, apertando bem o cinto por um tempo, quase sempre é possível.

2- Compre Experiências: Acredite, momentos memoráveis perduram por anos nas nossas memorias e vez por outra emergem nas nossas mentes nos proporcionando instantes de pura alegria.

Voar de asa-delta por exemplo, é uma experiência para toda uma vida, que certamente nunca será esquecida. Claro que ninguém precisa ser tão radical ou “doido”. Uma viagem, uma aula de dança, ir a academia, aprender musica, são tantas coisas que podem nos dar “experiências”.

Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que 57% dos participantes sentem maior felicidade com compras experienciais. Apenas 34% dos entrevistados disseram que bens materiais trazem felicidade.
Resumindo, gaste dinheiro vivendo coisas agradáveis.

3- Faça doações, ajude ao próximo: Você já reparou na sensação deliciosa que vem quando ajudamos uma pessoa amiga ou estranha, a sensação de ser útil, e ter de alguma forma aliviado o fardo alheio? Pois é, ajudar ao próximo causa sensação de satisfação e contentamento consigo mesmo.

Doar não se trata apenas de uma questão financeira, podemos doar nosso tempo em voluntariados.

4- Compre coisas certas e úteis: Não seja compulsivo nas suas compras. Compre coisas que te façam bem e te deixem único. Uma simples xícara personalizada, uma cadeira confortável só sua. Pense bem antes de comprar uma coisa cara que pouco será usada, pois ver aquele treco que custou os olhos da cara, jogado em um canto sem serventia, causa uma certa angustia silenciosa e sentimentos de culpas. Se for comprar apenas por comprar, compre coisas baratinhas.

5- Compre tempo: O velho ditado que diz que “Tempo é dinheiro”, também pode ser aplicado como “Tempo é felicidade”. Quantas coisas perdemos por não termos tempo para isso. Sempre que puder pague para que façam serviços que você não tem prazer ou te tomariam muito tempo… uma babá temporária por um doa ou uma noite, para curtir a vida um pouco, um serviço de diarista etc. Mas de anda adianta contratar um serviço e ficar sentado de bobeira. Faça isso e vá fazer coisas agradáveis.

A melhor forma de ser feliz, é sendo. Simples assim.

Gabriel Pita

Gabriel Pita

Estudante de engenharia da computação na Unviersidade Federal da Bahia (UFBA) é apaixonado pela área de tecnologia da informação, principalmente no que envolve automação e inteligência artificial.