Informações

Sobre a acne

A acne é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como uma doença que pode ser desencadeada por factores hormonais, emocionais e até por factores genéticos.

Engana-se quem julga que a acne é uma doença de adolescentes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas da acne (pele avermelhada, inchaço e espinhas em grande quantidade), podem aparecer até aos 35 anos de idade.Tudo bem, mas você sabia que lavar demais o rosto predispõe a acne? Esfoliar o rosto sempre também!

Muitas pessoas que estão com acne leve precisam só de uma regularidade na oleosidade e isso só conseguimos quando mantemos o equilíbrio na pele. Se estiver muito ressecada porque você lava muito a pele manda uma mensagem de prurido e aumento da produção de sebo, daí que vem a coceira e a piora da acne e oleosidade. Isso vale para o corpo todo! Use um sabonete que seja ideal para seu tipo de pele pela manha e a noite, ao lavar deixem agir uns 30 segundos, afinal esse sabonete tem alguns ativos e só passar e tirar não deixa tempo para eles agirem. Pela manhã passe depois da lavagem o protetor solar e a make para quem quiser e a noite use um tônico ou os cremes para revitalizar sua pele depois de um dia de agressões e poluição. Sempre lave o rosto e retire toda maquiagem, assim ela não acumula nos poros e deixa a pele pesada e acneica!
Como é a sua pele? Qual sabonete você usa?

Principais mitos e verdades sobre a acne

1-A acne tem cura

Mito. Ao contrário do que tem sido anunciado em diversos produtos, a acne não é curável. Contudo, utilizando medicamentos ou produtos adequados e seguindo uma dieta alimentar equilibrada, é possível reduzir ou prevenir o desenvolvimento da acne.

2. Ansiedade e stress provocam acne

Verdade. De acordo com Anderson Bertolini, diretor médico da Clínica Bertolini (SP), o estresse influencia o surgimento da acne mais do que os derivados de lactose, pois diminui a imunidade da pele e libera radicais livres.

3. A acne é contagiosa

Mito. Anderson Bertolini explica que apesar da acne ser uma infecção, não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa.

4. Espremer as espinhas piora a acne
Verdade. Ao espremer as espinhas, o quadro de inflamação aumenta, podendo provocar cicatrizes e outras lesões na pele.

5. A acne pode surgir no período da menstruação

Verdade. Os especialistas explicam que durante o ciclo menstrual, existe uma maior produção de hormonas, deixando a pele mais propícia ao surgimento da acne. Além disso, a TPM (tensão pré/pós menstrual) causa mais estresse e nervosismo, o que também favorece o surgimento da acne.

6. Lavar frequentemente o rosto melhora a acne

Mito. Lavar excessivamente o rosto pode trazer o efeito contrário e aumentar a acne. Mesmo que a pele seja oleosa, lavá-la constantemente vai ressecá-la e alterar o equilíbrio hídrico, deixando a tez ainda mais oleosa. O aconselhável é lavar o rosto três vezes ao dia e com produtos para a acne.

6. Uso de produtos impróprios pode aumentar a acne

Verdade. Para manter uma pele saudável, é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Produtos muito gordurosos ou oleosos podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles oleosas. Produtos oil free são os mais indicados para quem sofre de acne.

7. O clima interfere no aspecto da pele

Verdade. No verão, o suor, associado ao uso de filtros solares gordurosos, pode piorar a oleosidade da pele e aumentar a acne.

8. Existem medicamentos que aumentam a acne

Verdade. Há medicamentos que podem induzir a quadros acneicos, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticoides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.

9. A acne é hereditária
Verdade. Existe uma predisposição genética para o seu aparecimento. Portanto, se os seus pais tiveram acne na adolescência, é provável que você também venha a ter acne.

10. Exercício ajuda a melhorar a acne

Verdade. Praticar exercício físico faz bem à saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

11. Chocolate provoca acne
Mito. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, provoque ou aumente a acne.

12. O sol ajuda a combater a acne

Mito. Pode ocorrer uma melhoria inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidências científicas diretas, de que o sol melhore a acne.

13. A poluição das cidades aumenta a probabilidade de desenvolver acne
Mito. A coloração negra dos comedões abertos ou pontos negros, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujidade na pele ou nos poros.

14. Anticoncepcional provoca acne

Mito. Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação de certas hormonas, junto aos receptores da glândula sebácea.

15. Quanto mais sexo, mais acne

Mito. Este é um dos mitos mais famosos sobre a acne. Na verdade, o sexo pode reduzir os níveis de estresse e com isto diminuir a acne.

16. Uso de pasta de dente diminui a acne

Mito. A pasta de dente não contém substâncias efetiva para o tratamento da acne. A longo prazo, pode inclusive piorar a acne, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

Will Diniz

Will Diniz

Não sou qualquer pessoa, não sou uma garota perfeita. Eu sei viver e sei quando alguém gosta de mim, que é pelo que eu sou e não por um modelo fútil sem suas próprias idéias ou princípios. Tenho paciência e tempo suficiente para esperar. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia, nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito, mas às vezes gostam tanto que sentem inveja. O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sou qualquer politicamente correta. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes, ajo por impulso. Erro: admito, aprendo ensino…

Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. As pessoas julgam, eu julgo, mas só a mim! Não conheço ninguém tão bem a ponto de saber o que se passa em sua cabeça. Não sou qualquer tola, tenho meus limites e respeito meus sentimentos. Não preciso de pessoas insignificantes para preencher o meu vazio. Não fico com alguém por carência ou diversão, não só para ter alguém do lado, mas sim para estar do lado de alguém. Não sou qualquer ditadora, abro exceções, perdoo aos outros e a mim.

Todos merecem uma segunda chance, mas nunca uma terceira. Mudo de opinião, mas não de princípios, quem me encontrar daqui a dez anos conseguirá me reconhecer. Não sou qualquer espectadora… comovo-me, choro, sorrio! Afinal, quem nunca sonhou em ser a mocinha? ..Enfim, não sou qualquer cópia, sou WILL BAHIA DINIZ adoradora do ETERNO CRIADOR!