Curiosidades

Romã: Conheça seus benefícios

O nome científico da romã é Punica granataum e a fruta pode ser facilmente cultivada e encontrada em basicamente qualquer parte do país. O pé de romã é chamado de romãzeira. A fruta é arredondada e possui uma coloração laranja avermelhada possuindo pequenas sementes de aspecto gelatinoso. Além disso, as flores que nascem nas romãzeiras podem ser utilizadas de maneira medicinal.

Embora muito conhecida e com muitas propriedades para a saúde, a romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da romã, para que serve exatamente. Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá.

 

Composição Nutricional

 

100 gramas da fruta contêm os seguintes nutrientes:

Valor energético 56 kcal;
Carboidratos 15,1 g;
Proteínas 0,4 g;
Fibra alimentar 0,4 g;
Fibras solúveis 0,1 g;
Cálcio 4,8 mg;
Vitamina C 8,1 mg;
Piridoxina B6 0,1 mg;
Manganês 0,1 mg;
Magnésio 12,7 mg;
Fósforo 40,3 mg;
Ferro 0,3 mg;
Potássio 484,6 mg;
Cobre 0,2 ug;
Zinco 0,7 mg;
Tiamina B1 0,1 mg;
Riboflavina B2 0,2 mg;
Sódio 0,6 mg.
Benefícios da Romã

 

Controle da pressão arterial
A composição mineral da romã faz da fruta um excelente alimento no combate da hipertensão arterial. As altas doses de magnésio e demais vitaminas são de suma importância no controle da pressão arterial. De acordo com estudos realizados pelo nutricionista norte americano Jonny Bowden, consumir de maneira regular 150ml de suco de romã pode reduzir a pressão arterial de maneira significativa em um curto período de tempo.

 

Poderosa ação anti-inflamatória
A casca e as sementes da romã possuem um poderoso agente antioxidante chamado punicalagins, que possui poderosa ação anti-inflamatória no organismo humano. Pesquisadores da Case Western Reserve University – em Clevelan demonstraram que o extrato da fruta age diretamente no combate a uma série de inflamações agudas e crônicas em diferentes tecidos e localidades do organismo.

 

Proteção da mucosa gástrica e combate a doenças intestinais
Embora o chá de romã seja popularmente muito utilizado para tratar doenças do estômago e do trato intestinal, apenas estudos recentes explicaram o real motivo de sua eficácia. O seu efeito em doenças intestinais se deve aos taninos, substância que confere o sabor amargo da casca da fruta.

 

Eles aumentam a reabsorção de água reduzindo a secreção de cloreto do sódio, o que protege a mucosa gástrica e potencializa o funcionamento intestinal.

 

Ação antioxidante e proteção contra o câncer
Os compostos antioxidantes presentes nas sementes e cascas da fruta possuem poderosa ação antioxidante que conferem proteção a alguns tipos de cânceres, principalmente os cancros que mais atingem homens e mulheres que são os cânceres de próstata e de mama.

 

Formas de Consumir Romã
Existem diferentes maneiras de se consumir romã, entre as principais formas de consumo da fruta estão:

In natura;
Suco de romã;
Chá de romã.
Para consumir a fruta de maneira in natura, basta abri-la ao meio e ingerir todas suas sementes de sua parte interna.

 

A maneira de como fazer suco de romã é: utilizar uma unidade da fruta, e 250 mL de água. Deve-se abrir a romã, retirar suas sementes e adicioná-las no liquidificador em conjunto com a água; em seguida deve-se apenas bater e ingerir o conteúdo sem coá-lo.

 

Para o preparo do chá de romã será necessário: 1 xicara de casca da fruta, e 1 litro de água. Em uma panela, deve-se juntar ambos ingredientes e ferver durante um período de 10 minutos; a seguir deve-se desligar o fogo, tampar a panela e aguardar cerca de 15 minutos para então tomar o chá e colher todos os seus benefícios.

 
A fruta pode sim ser de grande valia no processo de emagrecimento, afinal é hipocalórica – ou seja, possui poucas calorias em sua composição. Além disso sua quantidade de fibras em sua composição proporciona grande sensação de saciedade após sua ingestão.

A combinação desses fatores aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da romã auxiliam no processo de oxidação de gordura corporal e colesterol, que podem facilitar o processo de emagrecimento e perda de peso.

Porém, é preciso afirmar que não existe um alimento milagroso. Um emagrecimento saudável é resultado da combinação de hábitos alimentares inteligentes e prática regular de atividades físicas.

 

Embora seja um alimento facilitador do processo de emagrecimento, ingerir romã sem mudar hábitos errôneos não é garantida alguma de emagrecimento. Para quem busca saúde, qualidade de vida e principalmente bem-estar, uma alimentação estratégica deve ser algo rotineiro e constante.Ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes como rúcula, espinafre, agrião, alface, brócolis, couve, chicória é fundamental para o bom funcionamento intestinal, e organização das funções do organismo.

Além disso, a presença de proteínas de alto valor biológico, bem como de gorduras de qualidade que são encontrados em peixes gordos, carnes vermelhas, ovos, leites e seus derivados são capazes de manter o bom funcionamento do sistema imunológico e fornecer energia necessária para que as funções corpóreas ocorram em completa harmonia.

Já o consumo de alimentos ricos em carboidratos deve ser desestimulado, pelo simples fato de aumentarem os níveis de glicose no sangue e fazer com que ocorram picos de insulina, que em médio prazo podem resultar em excesso de gordura corporal, obesidade, diabetes, problemas renais e adversidades cardiovasculares.

Quem busca por saúde, deve se alimentar de maneira correta e adequada, além de unir a esses hábitos alimentares a prática constante de atividades físicas. Os benefícios aparecerão em um curto espaço de tempo.

 

 

Diniz

Diniz

Esportista, sempre ligado em saúde e moda. Se você já pratica algum esporte ou qualquer atividade física, será um excelente ponto positivo para você, afinal, se preocupar com a saúde é fundamental.