Informações

Remédios naturais para hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade excessiva de insulina, o que reduz bastante o nível de açúcar no sangue e priva o cérebro de seu principal combustível, a glicose. Por sua vez, o cérebro responde produzindo hormônios de estresse, como a adrenalina e o cortisol, que evitam a redução drástica do nível de açúcar no sangue e causam os sintomas de hipoglicemia.

 

Esta condição afeta principalmente os diabéticos, mas pode atingir qualquer indivíduo de qualquer idade, podendo ser o resultado de nutrição inadequada, excesso de atividade física ou de insulina e medicamentos para diabetes.

 

A hipoglicemia afeta a capacidade mental, a visão e os batimentos cardíacos, podendo levar a desmaios, convulsões ou coma. Dentre os sintomas do problema estão a tontura, fraqueza, os tremores, suor, taquicardia, dor de cabeça, zumbido, falta de concentração, irritabilidade e outros. Existem alguns remédios naturais que podem auxiliar no tratamento da hipoglicemia.

Saiba mais a seguir:
A hipoglicemia ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade excessiva de insulina, o que reduz bastante o nível de açúcar no sangue e priva o cérebro de seu principal combustível, a glicose.

Por sua vez, o cérebro responde produzindo hormônios de estresse, como a adrenalina e o cortisol, que evitam a redução drástica do nível de açúcar no sangue e causam os sintomas de hipoglicemia.

 

Esta condição afeta principalmente os diabéticos, mas pode atingir qualquer indivíduo de qualquer idade, podendo ser o resultado de nutrição inadequada, excesso de atividade física ou de insulina e medicamentos para diabetes.

 

A hipoglicemia afeta a capacidade mental, a visão e os batimentos cardíacos, podendo levar a desmaios, convulsões ou coma.

Dentre os sintomas do problema estão a tontura, fraqueza, os tremores, suor, taquicardia, dor de cabeça, zumbido, falta de concentração, irritabilidade e outros.

Existem alguns remédios naturais que podem auxiliar no tratamento da hipoglicemia.
Tratamentos naturais para hipoglicemia
Chá de alcaçuz com dente de leão
Um remédio natural para tratar a condição é a ingestão de uma xícara de chá com meia colher de açúcar e 2 biscoitos de maisena, assim que sentir tontura e fraqueza. Uma boa sugestão para evitar a recorrência da hipoglicemia é o chá de alcaçuz com dente de leão.

A alcaçuz também alivia o stress relacionado com baixos níveis de açúcar no sangue, porém, pessoas com pressão arterial alta devem evitar alcaçuz.

Ingredientes:

– 2 colheres (chá) de dente-de-leão;
– 2 colheres (chá) de alcaçuz;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque as ervas. Deixe amornar por aproximadamente 15 minutos e coe. A recomendação de consumo é de 3 xícaras deste chá por dia, nos lanches.
Cenoura e abacaxi
Lave e corte uma cenoura e coloque no liquidificar junto com uma fatia de abacaxi picada e um pouco de água. A recomendação é de um copo desta mistura por dia.

Adote uma dieta rica em carboidratos complexos e fibras solúveis (trigo integral, farelo de aveia, feijões e lentilhas), e também baixa em proteínas e gorduras. Esta dieta eleva ligeiramente os níveis de glicose e evita as flutuações que podem acarretar na hipoglicemia. Além disso, crie o hábito de realizar refeições mais frequentes (cinco vezes ao dia) e em pequenas quantidades, evitando sentir fome.

Lave e corte uma maçã em vários pedaços. Coloque em um liquidificador junto com um copo de água e adicione 1 colher de chá de canela em pó. Tome este suco duas vezes ao dia.

As maçãs são ricas em cromo e magnésio, sendo que ambos são conhecidos por regular o nível de açúcar no sangue. Duas maçãs deve ser consumidas todos os dias, depois das refeições.

 

A reação de cada pessoa á hipoglicemia é diferente, por isso é importante que você aprenda os seus próprios sinais e sintomas quando sua glicose no sangue é baixa.
Raiz do Dandelion

Contém grandes quantidades de cálcio, o que ajuda no bom funcionamento do pâncreas e fígado, que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue corretos. Misture o pó em um copo de leite ou água quente, tome esta mistura diariamente para obter melhores resultados.
Salsa

Salsa ajuda a melhorar as funções do fígado e pâncreas, tornando-se uma cura natural muito eficaz para a baixa de açúcar no sangue. Suco extraído a partir das folhas de salsa pode ser tomado diariamente para rejuvenescer o fígado e pâncreas. Folhas de salsa também podem ser mergulhadas em água quente e tomadas uma vez por dia para obter resultados benéficos.
Tomate

Tomate contém licopeno, que é um potente antioxidante que ajudam na melhoria do funcionamento do fígado e pâncreas. Sumo de tomate, duas vezes por dia, durante duas semanas, é muito eficaz para aliviar desordens pancreáticas que causam o baixo açúcar no sangue. Tomates frescos também podem ser incluídos na dieta para obter melhores resultados.

 

Sementes de girassol
Sementes de girassol são uma rica fonte de polifenóis como o ácido clorogênico, ácido caféico e ácido quínico que ajudam a remover oxidantes destrutivas do fígado e pâncreas. Em particular, o ácido clorogênico promove a síntese de glicogênio no fígado e é muito benéfico na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Sementes de girassol pode ser consumidas em forma bruta ou pode ser pulverizadas e adicionadas à água,uma vez por dia.
Cevada

Cevada é um alimento de primeira linha para pacientes com diabetes tipo 2 ou pessoas diagnosticadas com baixa de açúcar no sangue. A cevada é uma fonte rica de minerais essenciais, vitaminas e fibras dietéticas.

Contém magnésio e beta-glucano que ajudam na regulação da absorção de glicose no sangue.
Alimentos ricos em vitamina B3

A vitamina B3 (niacina) é benéfica na regulação do nível de açúcar no sangue em pessoas com hipoglicemia. Alimentos ricos em vitamina B3 incluem atum, salmão, carne de veado e peito de frango.
Alimentos ricos em fibras dietéticas

Fibras dietéticas permitem que os açúcares sejam absorvidos mais lentamente, o que regula a glicose no sangue. Pessoas com baixo açúcar no sangue devem consumir cerca de 25-40 g de fibra dietética por dia. Farelo de aveia, por exemplo, é rica em fibras.

 

Beba muita água

Pessoas com baixa de açúcar no sangue devem beber muita água para manter o corpo hidratado.

 

Como prevenir:

Aprenda a detectar a hipoglicemia para que possa tratá-la antes que piore.

Pessoas com diabetes devem tomar medicamentos nas doses recomendadas e nos horários recomendados.
Coma refeições regulares e tente não pular as mesmas.
Verifique a glicose no sangue antes e depois de exercícios físicos, ao dirigir e ao fazer viagens longas.
Evite beber muito, especialmente com o estômago vazio, porque pode ser perigoso para as pessoas que tomam insulina ou medicamentos que aumentam a produção de insulina.
As bebidas alcoólicas devem sempre ser consumidas com um lanche ou uma refeição ao mesmo tempo.
Tenha o seu medidor de glicose do sangue disponível.
Sempre tenha lanche ou bebidas acessíveis.
Use uma identificação médica.
Diga a seus familiares, amigos e colegas de trabalho sobre os sintomas da hipoglicemia.

 

Atividade física diariamente é fundamental.

Praticar atividade física de maneira correta é muito importante, porém, se alimentar de maneira estratégica é mais do que fundamental para o processo de emagrecimento, manutenção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Quer colocar tudo isso em pratica? Venha para uma aula gratuita na Academia Super Série.

Academia Super Série na Brilhante n° 1820, Campo Grande.

Ligar (67) 3211-757

Chamada_vem-treinar_Site

 

 

Diniz

Diniz

Esportista, sempre ligado em saúde e moda. Se você já pratica algum esporte ou qualquer atividade física, será um excelente ponto positivo para você, afinal, se preocupar com a saúde é fundamental.