Curiosidades

Receita para preparar sal de ervas com baixo teor de sódio

Para as pessoas que sofrem com problemas de hipertensão, inchaço corporal, osteoporose e obesidade, um dos vilões é o sódio, também conhecido por sal de cozinha. Para isso, evitar o consumo desse ingrediente pode representar uma melhora considerável nas reações para essas doenças.

No entanto, se ver livre, definitivamente, do sódio pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada, sobretudo para quem não leva uma alimentação regrada.

Para lidar com esse problema, as pessoas podem contar com o conhecimento popular para substituir o sal, originário do sódio, por um ingrediente mais saudável, o sal de ervas.

O sal de ervas pode ser utilizado na mesma quantidade do sal de cozinha. O ingrediente é recomendado para qualquer idade e seu consumo faz bem para a saúde.

O sal de ervas chega a diminuir mais ou menos 1/4 do consumo de sal, caso aja a substituição. Além do mais, ele também diminui em cerca de 13% as chances de complicação cardíaca. Outros benefícios do consumo sal de ervas para a saúde é a diminuição da pressão arterial e o acúmulo de líquidos pelo organismo.

 

Como preparar o sal de ervas
Se você ficou ansioso para incorporar o sal de ervas no preparo dos seus alimentos diários, agora, preste atenção em quais ingredientes irá precisar e na forma de preparo. Seguindo as indicações esse será o primeiro passo para promover uma mudança de vida saudável para a sua vida.

 

Ingredientes
1 colher (de sopa) de alecrim;
1 colher (de sopa) de orégano;
1 colher (de sopa) de manjericão;
1 colher (de sopa) de salsinha seca;
Meia xícara de sal light.
Modo de preparo
Para preparar o sal de ervas, o primeiro passo é juntar todos os ingredientes no liquidificador. O ponto correto para bater é até todos os ingredientes ficarem triturados o mais fino possível.

Vale ressaltar que o sal light possui menor teor de sódio e mais potássio, por isso ele faz bem à saúde.

Após bater todos os ingredientes, você vai precisar de um recipiente de vidro limpo, com tampa, para fazer a conservação. O sal de ervas pode durar até três meses, podendo ser usado no preparo de pratos salgados e até para consumo em saladas frescas.

 

OU:

O sal de ervas é uma alternativa interessante para substituir o sal comum refinado. Seu grande diferencial é ter um teor de sódio reduzido, ideal para pessoas que têm problemas com pressão alta ou apenas desejam diminuir a quantidade de sódio ingerida diariamente. Além disso, as ervas têm poder para realçar o sabor dos alimentos e ajudar a manter a saúde em dia.
Veja abaixo as instruções para fazer este sal caseiro.
Ingredientes
Coloque em quantidade igual: alecrim, manjericão, orégano, salsinha e sal.
Como fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um recipiente de vidro com tampa. Além dessas ervas, pode-se colocar salsa, alecrim, manjericão, manjerona, cebolinha, hortelã, entre outras.
Lembre-se que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 200mg, ou seja, dois gramas de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal. Porém, estima-se que os brasileiros consomem mais que o dobro desta quantidade.

Diniz

Diniz

Esportista, sempre ligado em saúde e moda. Se você já pratica algum esporte ou qualquer atividade física, será um excelente ponto positivo para você, afinal, se preocupar com a saúde é fundamental.