Informações

Como os portugueses bebem vinho: tinto e em companhia

Aquela cena dos filmes e séries americanas, da empresária de sucesso que chega a casa, abre a garrafa de vinho e bebe um copo no sofá, sozinha… é mesmo só nos filmes e séries americanas. Em Portugal, os portugueses preferem beber acompanhados – e raramente o fazem em solidão.

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Trás os Montes e a escola de gestão AESE sobre hábitos de consumo de vinho que vai ser apresentado esta semana. Confirma-se o hábito apaziguante de associarmos o ato de consumo de vinho à companhia, ou partilha em oposição de fase à prática solitária e fraturante de beber sozinho – mais frequente noutras paragens.

Segundo o estudo da AESE, 53% respondeu que nunca bebe sozinho, mesmo à refeição, e 72,41%, nem fora dela. E, na vertente da partilha, o modo casal ocupa destacado a liderança  24,83%. Os casais – 45% afirma beber em casal mais do que uma vez por semana – gostam de beber um bom vinho quando vão a um restaurante. Este é um hábito cada vez mais frequente.

Apreciar um bom vinho torna o dia melhor e a refeição muito melhor, não é mesmo? Mas em boa companhia fica ainda melhor e isso não é só uma sensação. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Journal of Gerontology: Psychological Sciences, pessoas que têm o hábito de compartilhar uma garrafa de vinho com o parceiro vivem em um relacionamento mais feliz. Que tal este hábito?

Al Williams

Al Williams

Sou uma pessoa feliz,
Amo muito a vida
E dela sou aprendiz;
Tenho várias paixões,
Mas, como qualquer um,
Possuo imperfeições;
Se os caminhos desta vida
Ainda não sei de cor,
Pelo menos busco,
A cada dia,
Tornar-me alguém melhor.
Email:: contato@emfoco360.com.br
Houston-Texas