Informações

Cinco alimentos que fazem sua pressão arterial aumentar imediatamente:

Tenha cuidado Principal causa de ataques cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral), a pressão alta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, afeta cerca de 30% da população brasileira.

Mais comum entre idosos e gestantes, a condição pode ser controlada com medicamentos, mas a alimentação desempenha papel fundamental no processo.

çpolkm

Comidas ricas em gordura ou em sódio favorecem o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue e, consequentemente, aumentando a pressão arterial. Conheça uma lista de alimentos que fazem sua pressão aumentarem imediatamente e devem ser evitados:

Alimentos que aumentam a pressão

1. O sal é provavelmente o mais conhecido vilão da hipertensão e deve ser abandonado ou drasticamente reduzido do cardápio, especialmente por quem já sofre de pressão alta.

De acordo com a Cleveland Clinic, instituição de saúde norte-americana, o sal, por conter sódio, aumenta a retenção de líquidos. Esse quadro exige mais força do coração para bombear o excesso hídrico e pode aumentar a pressão.

2. Comidas prontas, industrializadas e ultra processadas são ricas em sódio que, em excesso, pode elevar imediatamente a pressão arterial.

3. Salame, presunto, salsicha, mortadela, ou seja, exemplos clássicos e alimentos embutidos, também podem prejudicar a pressão por serem carregados de sódio.

4. Café, refrigerante e até mesmo alguns tipos de chá podem elevar a pressão se consumidos em excesso. O risco está na cafeína, que é estimulante, e deve ser evitada ou consumida com moderação.

5. Bebidas alcoólicas, além de trazerem diversos prejuízos para a saúde, também devem ser evitadas por quem sofre de hipertensão.

De acordo com a instituição dos Estados Unidos Mayo Clinic, três doses ou mais podem aumentar imediatamente e temporariamente a pressão, além de predispor hipertensão a longo prazo.

Pesquisas apontam que 3 em cada 10 brasileiros sofrem de hipertensão e apenas 50% está ciente da condição, já que, silencioso, o problema só apresenta sintomas quando a pressão arterial está muito alta.

~ç.çççççççççççççççç

Os principais sintomas de pressão alta são: dores de cabeça e na nuca, enjoo, sonolência excessiva e palpitações cardíacas.

Caso apresente alguns desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.

Quando a pressão arterial é considerada alta? No Brasil, a comunidade médica considera que uma pessoa está em estado de alerta para hipertensão quando apresenta pressão arterial 14X9.

Já nos Estados Unidos, mudanças recentes nas diretrizes fizeram com que o limite para a pressão ficasse em 13X8.

Com a alteração, 46% dos adultos americanos passaram a ser considerados hipertensos.

Além de realizar exames clínicos e medição da pressão arterial com frequência é preciso tomar cuidado com a alimentação e evitar o consumo de comidas gordurosas, fritas e ricas em sódio e apostar em opções como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, por exemplo.

Se não for tratada, a hipertensão pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doença renal crônica, além de hipertrofia do músculo do coração, quadro que provoca arritmia cardíaca.

Amarildo Ferreira

Amarildo Ferreira

Quer conhecer o que a cidade morena oferece? Siga as nossas dicas e saiba onde ir em Campo Grande-MS!