Informações

Café Faz Mal? Emagrece? Conheça Os Benefícios!

A palavra café vem do árabe Kahoua ou Qahwa e designa: O fruto cafeeiro. Normalmente a bebida é preparada por infusão de água quente, após o grão ter sido torrado ou então moído.

 

Curiosidades Sobre a Bebida

 

O café se destaca pelas altas quantidades de cafeína. Essa substância é proveniente da família metilxantina e possui um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e também na resistência ao esforço físico.

Além disso, a bebida possui uma série de substâncias benéficas como ácidos clorogênicos que são responsáveis por uma série de ações antioxidantes no organismo.

 

Diferentes Tipos

09okmkjnjnbbbbbbbb

Muita gente já sabe, mas a bebida pode ser preparada de diversas maneiras, podendo assim, ser servida de diversos modos. Entre os principais tipos de café estão:
Coado;
Expresso;
Ristretto;
Mocha;
Macchiatto;
Capuccino;
Irlandês;
Havaiano;

 

Informação Nutricional

 

Embora existam diferentes tipos de se preparar a bebida, eu a costumo ingerir de maneira filtrada (ou então coada). Por isso, as informações a seguir dizem respeito a uma xícara de café coado sem açúcar ou então adoçante.
Uma xícara da bebida coada contém:

Energia: 3 calorias;
Proteína 0,35 g;
Gorduras 0,5 g;
Carboidratos 0,7g;
Cálcio 1,5 mg;
Magnésio 3 mg;
Fósforo 3 mg;
Ferro 0,01 mg;
Sódio 0,7mg
Potássio 39 mg;
Cobre 0,005 mg;
Zinco 0,025 mg;
Vitamina B3 (Niacina) 0,025 mg;
Vitamina B1 (Tiamina) 0.005 mg;
Vitamina B2 (Riboflavina) 0.005 mg;
Ácido Clorogênico 500mg;

Cafeína

Como já era de se esperar a bebida apresenta pequenas doses de carboidrato, gorduras e proteínas em sua composição, bem como uma composição calórica baixa.
O que chama atenção é a presença de alguns minerais, além da alta presença de ácido clorogênico e também a concentração de cafeína, presente em apenas uma xícara da bebida coada.
Benefícios

Efeito estimulante e concentrador

Como citei anteriormente uma das principais substâncias presentes no café é a cafeína.

Essa substância quando consumida em doses moderadas possui ação estimulante, fazendo com que o sono diminua e a energia aumente. Isso deixa as pessoas mais estimuladas e também mais concentradas.
A cafeína é capaz de promover um ótimo ganho de concentração o que facilita a capacidade de aprendizado. Por isso é comum vermos estudantes fazendo uso da bebida.
Facilita o ganho de músculos

A cafeína tem a capacidade de poupar glicose da musculatura. Quanto maior for a quantidade de glicose no musculo, mais difícil será seu processo de fadiga. Isso aumenta a quantidade de cálcio dentro do musculo e facilita o ganho de massa muscular.

Protege o sistema respiratório
Uma série de estudos recentes mostrou que o café possui um efeito broncodilatador, algo benéfico para quem tem asma. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios, algo que automaticamente facilita o processo de respiração.

 

Prevenção contra o câncer

 

Em quantidades moderadas ficou provado que o café pode ajudar na prevenção do câncer. Isso pelo simples de possuir componentes antioxidantes em sua composição que combatem os radicais livres que favorecem o surgimento de tumores.

 

Café e o Emagrecimento

 

Algo que se tornou muito comum em academias é a utilização de suplementos a base de cafeína antes de iniciar o treino, é o que os frequentadores de academia chamam de pré-treinos.

Porém como eu sempre afirmo, não existe alimento ou então substância milagrosa capaz de prover emagrecimento rápido, mágico e duradouro. De nada adianta o indivíduo ingerir café e continuar a se alimentar de maneira errônea e não praticar atividades físicas.
A cafeína presente na bebida facilita a perda de peso, mas não é a principal responsável por esse processo. E o seu excesso pode, inclusive, causar efeitos contrários.

 

Tomar Puro é Melhor
Muitas pessoas afirmam que o gosto do café é ruim ou então amargo e por isso adoçam a bebida de maneira artificial através da utilização de açúcar ou então fazendo uso de adoçantes.

 

Embora realmente possua um sabor pouco agradável ao paladar no início, o sabor amargo da bebida é algo com que possamos nos acostumar em um curto espaço de tempo.

 

A adição de açúcar e de adoçantes na bebida fará com que o organismo não absorva todos nutrientes da mesma, ou seja, a cafeína, ácidos clorogênicos e antioxidantes terão suas atividades diminuídas. Quem perde com isso é o próprio consumidor.

Porém, faço uma ressalva, a bebida deve ser ingerida com moderação, pois por ser altamente estimulante, seu excesso pode resultar em insônia, irritabilidade e até mesmo problemas no coração.

Diniz

Diniz

Esportista, sempre ligado em saúde e moda. Se você já pratica algum esporte ou qualquer atividade física, será um excelente ponto positivo para você, afinal, se preocupar com a saúde é fundamental.