EventosInformações

BAHIATURSA PATROCINA 46° REGATA ARATU-MARAGOJIPE

Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico da Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) será a patrocinadora máster da 46° Regata Aratu-Maragojipe. O evento acontece neste sábado, dia 22, a partir das 10 horas, e conta com três largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré.

“Acreditamos no nosso potencial de atrair turistas de toda a parte do mundo, que se encantam com a Baia de Todos-os-Santos quando vêm ao nosso estado. Por isso apoiamos este tipo de evento esportivo”, disse o superintendente Diogo Medrado.

Este ano, a regata deve reunir cerca de 450 embarcações e 1.800 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina. A abertura do evento contará com a presença do campeão de jet ski, Bruno Jacob, que, junto a 80 pilotos, fará campanha para chamar a atenção para o uso correto do equipamento.

A Regata Aratu-Maragojipe tem uma particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso nas águas da bela Baía de Todos-os-Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu. A regata nasceu em 1969 com a denominação de “Regata de São Bartolomeu”, em homenagem ao Santo padroeiro da cidade de Maragojipe.

Nas primeiras edições do evento, a maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de 20 classes. Os tradicionais “Saveiros de Vela de Içar”, hoje em extinção, também dão beleza ao evento.

A Regata Aratu-Maragojipe é também conhecida por atrair grandes nomes do iatismo mundial como Torben e Lars Grael. Torben, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo do saveiro Vela de Içar. Já Lars participou de diversas edições. Em 2014, fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe.

O evento tem início nesta sexta-feira, 21 de agosto, à noite, com uma cerimônia de abertura que reunirá autoridades governamentais, velejadores, imprensa, patrocinadores e convidados na sede do Aratu Iate Clube com público estimado em 1.200 pessoas.

A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo e a primeira de clima tropical. Entre os principais eventos esportivos locais, estão as regatas Aratu-Maragojipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas, além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador.

Will Diniz

Will Diniz

Não sou qualquer pessoa, não sou uma garota perfeita. Eu sei viver e sei quando alguém gosta de mim, que é pelo que eu sou e não por um modelo fútil sem suas próprias idéias ou princípios. Tenho paciência e tempo suficiente para esperar. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia, nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito, mas às vezes gostam tanto que sentem inveja. O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sou qualquer politicamente correta. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes, ajo por impulso. Erro: admito, aprendo ensino…

Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. As pessoas julgam, eu julgo, mas só a mim! Não conheço ninguém tão bem a ponto de saber o que se passa em sua cabeça. Não sou qualquer tola, tenho meus limites e respeito meus sentimentos. Não preciso de pessoas insignificantes para preencher o meu vazio. Não fico com alguém por carência ou diversão, não só para ter alguém do lado, mas sim para estar do lado de alguém. Não sou qualquer ditadora, abro exceções, perdoo aos outros e a mim.

Todos merecem uma segunda chance, mas nunca uma terceira. Mudo de opinião, mas não de princípios, quem me encontrar daqui a dez anos conseguirá me reconhecer. Não sou qualquer espectadora… comovo-me, choro, sorrio! Afinal, quem nunca sonhou em ser a mocinha? ..Enfim, não sou qualquer cópia, sou WILL BAHIA DINIZ adoradora do ETERNO CRIADOR!