Cobertura Em Foco 360Informações

12 e 13 de dezembro, será realizado 1º Festival de Música Canto do Jacuípe

Nos dias 12 e 13 de dezembro, será realizado 1º Festival de Música Canto do Jacuípe, evento realizado pelo Consórcio Jacuípe em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O Festival será realizado em Pintadas, no território de identidade Bacia do Jacuípe, e promoverá a produção musical de 16 municípios da região, visando potencializar, desenvolver e difunde o ciclo produtivo e criativo da musicalidade do Território em toda a sua diversidade.

O Festival reunirá compositores, intérpretes músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da microrregião através da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções. O evento apresentará músicas inéditas com uma roupagem popular, visando potencializar os movimentos artístico/culturais, além de promover o debate sobre valores e saberes da cultura popular e formação de público e viabilidades para a autossustentabilidade.

Para o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, a iniciativa é resultante através do esforço da SecultBA em realizar ações com consórcios públicos. “Um dos avanços para consolidar a política de territorialidade da cultura na Bahia é estruturar espaços de governança territorial. Hoje trabalhamos para fortalecer os colegiados de desenvolvimento territorial, e, com essa primeira ação, buscamos sensibilizar e atrair consórcios públicos territoriais para pensar o desenvolvimento dos seus municípios e territórios através, também, da cultura”, analisa Sandro.

O superintendente destaca que o Governo do Estado da Bahia tem fomentado e incentivado a organização dos consórcios públicos, dentro das ações de planejamento. “A gestão compartilhada é uma alternativa para solucionar eventuais questões por meio de políticas e ações conjuntas. Essa iniciativa é estratégica para o governo estadual e, no âmbito da SecultBA, para promover mais ações culturais no território. Estamos muitos satisfeitos em realizar junto com o consórcio uma ação cultural que envolverá 16 municípios”, reforça.

Programação – A programação inicia no sábado, 12, a partir de 14h, com a abertura do festival e recepções para os municípios. Além disso, haverá a feira de fruição e comercialização de produtos e serviços da economia criativa e solidaria da cultura; sorteio para definir a ordem de apresentação dos candidatos e inicio das apresentações da etapa eliminatória Festival Canto do Jacuípe. Às 22h haverá show e apresentações musicais.

No domingo, dia 13, a partir de 9h, haverá fórum cultural com o tema Sistemas Municipais de Cultura – Os desafios da gestão cultural. À tarde, a partir de 14h, será realizada novamente a feira de fruição e comercialização de produtos e serviços da economia criativa e solidaria da cultura. À noite, a partir de 19h, serão realizadas as apresentações da etapa final do Festival, com show e apresentações musicais.

Sobre o território de identidade Bacia do Jacuípe – O Território Bacia do Jacuípe, encravado no semiárido baiano, atualmente é constituído por 15 municípios, quais sejam: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairí, Gavião, Pé de Serra, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Capim Grosso e Riachão do Jacuípe. Foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT como território de identidade, por sua identidade sociocultural e por sua proximidade geográfica.

1º Festival de Música Canto do Jacuípe
Quando: Dias 12 e 13 de dezembro
Onde: Pintadas (BA)
Mais informações: Bacia do Jacuípe
Realização: Consórcio Jacuípe/ SecultBA

Will Diniz

Will Diniz

Não sou qualquer pessoa, não sou uma garota perfeita. Eu sei viver e sei quando alguém gosta de mim, que é pelo que eu sou e não por um modelo fútil sem suas próprias idéias ou princípios. Tenho paciência e tempo suficiente para esperar. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia, nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito, mas às vezes gostam tanto que sentem inveja. O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sou qualquer politicamente correta. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes, ajo por impulso. Erro: admito, aprendo ensino…

Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. As pessoas julgam, eu julgo, mas só a mim! Não conheço ninguém tão bem a ponto de saber o que se passa em sua cabeça. Não sou qualquer tola, tenho meus limites e respeito meus sentimentos. Não preciso de pessoas insignificantes para preencher o meu vazio. Não fico com alguém por carência ou diversão, não só para ter alguém do lado, mas sim para estar do lado de alguém. Não sou qualquer ditadora, abro exceções, perdoo aos outros e a mim.

Todos merecem uma segunda chance, mas nunca uma terceira. Mudo de opinião, mas não de princípios, quem me encontrar daqui a dez anos conseguirá me reconhecer. Não sou qualquer espectadora… comovo-me, choro, sorrio! Afinal, quem nunca sonhou em ser a mocinha? ..Enfim, não sou qualquer cópia, sou WILL BAHIA DINIZ adoradora do ETERNO CRIADOR!