CuriosidadesInformações

Inteligência Artificial irá acabar com o mundo?

A inteligência artificial (IA) é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas em que, no momento as pessoas são melhores. Por isso, rende melhores fontes para criar histórias de ficção científica. A ideia de uma sociedade povoada por robôs inteligentes que, mais do que realizar tarefas, interagem de maneira totalmente humana, serve de base para vários produtos de sucesso.

Isso faz com que muitas pessoas pensem que a IA irá destruir o mundo. Como Stuart Armstrong, professor da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo “12 Riscos que Ameaçam a Civilização Humana”, publicado por um grupo sueco chamado Global Challenges Foundation. Como mostra a Folha, o grupo calculou que as chances de a Inteligência Artificial causar impactos irreversíveis na humanidade no futuro chegam a 10%. No entanto, atrevo-me a acreditar que a maior ameaça ainda continua sendo o HOMEM.

Minha teoria se baseia nas seguintes premissas:

  1. A forma como processamos informações é muito diferente da utilizada por uma máquina. Exemplo disso pode ser uma simples conversa sobre pássaros: enquanto os seres humanos possuem um conceito intuitivo do que é o animal (embora nem todos tenham a mesma imagem mental dele), para uma máquina interpretar tal conceito exigiria uma grande quantidade de informações. Isso se deve ao fato de que humanos não utilizam somente critérios lógicos de avaliação para resolver problemas. Aspectos como experiências anteriores, intuição e o próprio inconsciente influenciam de maneira substancial a forma como lidamos com situações inesperadas e contornamos obstáculos.
  2. Uma máquina nunca fará algo que ela não seja programada a fazer, mesmo que tenha a capacidade de aprendizado e adaptação. Pois até a forma como ela aprende, se adapta e o que serve como critério de satisfação e qualidade são pensados, planejados e programados por humanos e gravados na máquina.

Assim, uma máquina só será capaz de dominar e destruir o mundo, se surgir um novo HITLER e programar uma maquina com a capacidade e objetivo de matar e dominar.

Gabriel Pita

Gabriel Pita

Estudante de engenharia da computação na Unviersidade Federal da Bahia (UFBA) é apaixonado pela área de tecnologia da informação, principalmente no que envolve automação e inteligência artificial.