Festas

Iemanjá receberá oferendas biodegradáveis em Salvador

O boêmio e turístico Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, recebe hoje (02) o festejo em homenagem a Iemanjá. Segundo a tradição, os devotos fazem oferendas à Orixá, conhecida como a Rainha do Mar, que representa a força feminina. Neste ano, no entanto, os devotos foram incentivados a fazer uma oferenda sustentável.

´pooiiuuyyt0999

Tradicionalmente são oferecidos objetos plásticos, como pentes, espelhos, cestas e frascos de alfazema. Desta vez, a Prefeitura de Salvador pediu que as ofertas fossem presentes biodegradáveis.

´pooiiuu

A Secretaria Cidade Sustentável instalou faixas e banners com frases incentivando a prática e, nos dias anteriores à comemoração, órgãos do município também fizeram campanha, nas redes sociais, sugerindo oferendas sustentáveis: “ofereça flores 100% naturais, em vez de jogar o frasco de perfume, o balaio; escolha pentes de madeira; use fitas e adereços de fibra natural; e prefira as bonecas de pano”.

´pooiiuuyyttrre

Ao longo do dia, um palco montado no Mirante do Rio Vermelho recebe atrações e shows gratuitos para a população. Às 14h é a vez do cantor e compositor Carlinhos Brown, que se apresenta acompanhado por 100 percussionistas da Bateria Sustentável. Às 19h, o cantor de rock Márcio Mello se apresenta no espaço Toca Raul, próximo à Igreja de Santana, também na orla do Rio Vermelho – reinaugurada recentemente, depois de passar por obras de revitalização.

poiu87ytt5rfvbb

Durante os festejos, órgãos municipais organizam rodas de abordagem social: fiscais vão fazer a triagem de pessoas em situação de rua, além de combater casos flagrantes de trabalho infantil. Segundo a Prefeitura, 569 ambulantes foram cadastrados para atuarem na festa. Quase 200 servidores da Guarda Municipal e 15 salva-vidas também acompanham a entrega de oferendas à Rainha do Mar.

poiiuuyytt

Will Diniz

Will Diniz

Não sou qualquer pessoa, não sou uma garota perfeita. Eu sei viver e sei quando alguém gosta de mim, que é pelo que eu sou e não por um modelo fútil sem suas próprias idéias ou princípios. Tenho paciência e tempo suficiente para esperar. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia, nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito, mas às vezes gostam tanto que sentem inveja. O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sou qualquer politicamente correta. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes, ajo por impulso. Erro: admito, aprendo ensino…

Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. As pessoas julgam, eu julgo, mas só a mim! Não conheço ninguém tão bem a ponto de saber o que se passa em sua cabeça. Não sou qualquer tola, tenho meus limites e respeito meus sentimentos. Não preciso de pessoas insignificantes para preencher o meu vazio. Não fico com alguém por carência ou diversão, não só para ter alguém do lado, mas sim para estar do lado de alguém. Não sou qualquer ditadora, abro exceções, perdoo aos outros e a mim.

Todos merecem uma segunda chance, mas nunca uma terceira. Mudo de opinião, mas não de princípios, quem me encontrar daqui a dez anos conseguirá me reconhecer. Não sou qualquer espectadora… comovo-me, choro, sorrio! Afinal, quem nunca sonhou em ser a mocinha? ..Enfim, não sou qualquer cópia, sou WILL BAHIA DINIZ adoradora do ETERNO CRIADOR!